19 de outubro de 2010

Salve, São Lucas!!


Como aproveitei o meu tempo de Catecismo!... Tinha entre meus 9 e 10 anos de idade. Era aplicadíssima. Minha irmã, Andréa Cristina, e eu participamos juntas. Algumas aulas estão vivas dentro de mim - especialmente o retiro que fizemos, antes da nossa primeira confissão. Sim: para a menina que eu era, sentar-se diante do padre e contar TUDO o que fiz de errado na minha viiida inteeeira era tão inédito e especial quanto receber o Corpo de Cristo. A 1ª Confissão foi tão impactante quanto a 1ª Comunhão.

Relembro tudo isso, porque ontem foi o dia de São Lucas.

E era este o Evangelho que, nas aulas de Catecismo, eu mais gostava de "estudar". Não sei bem o porquê. Talvez, porque achasse o nome LUCAS tão bonito!... (E acabei tendo a alegria de ganhar um primo lindo - com direito a cachos loiros e olhos azuis - com esse mesmo nome.)

Ou porque apreciasse o jeito de São Lucas escrever, o modo como ele conta a Anunciação do Anjo Gabriel, a Visita que Nossa Senhora fez à prima Isabel, o Nascimento de Jesus... E também um dos meus episódios bíblicos preferidos: A pecadora perdoada.

Não se lembra? É a passagem sobre a mulher que não poupou na sua demonstração de amor a Jesus, lavando os pés Dele, enxugando-os com os próprios cabelos, beijando-os e ungindo-os com perfume. Já o mencionei no Post Amando Jesus INTENSAMENTE.

O Evangelho de São Lucas é dividido em 24 capítulos. Para reverenciar a passagem do dia do evangelista, selecionei aqueles versículos, dos dez primeiros capítulos, que considero mais marcantes. Minha intenção é que você os reveja comigo. Que tal? Antes, convido-o a rezarmos juntos:

Palavra e Fogo
(Orações de todos os tempos da Igreja, Cléofas)

Pai, fonte de luz e calor, envia-nos Tua palavra viva
e faze que a aceitemos sem medo e aceitemos ser abrasados por ela.
Venha Tua palavra, Senhor,
e uma vez acendido em nossos corações Teu fogo inextinguível,
nós mesmos seremos Teu fogo uns para os outros.
Transforma-nos, Senhor, em palavras quentes e luminosas,
capazes de incendiar o mundo,
para que cada homem possa sentir-se cercado
pelas chamas infinitas de Teu amor. Amém.

porque a Deus
nenhuma coisa é impossível. (Lc 1, 37)

O anjo disse-lhes:
"Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova
que será alegria para todo o povo:
hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador,
que é o Cristo Senhor". (Lc 2, 10-11)

Havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era de idade avançada. Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva, e agora com 84 anos não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. (Lc 2, 36-38)

Respondeu-lhes ele [Jesus]:
"Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?" (Lc 2, 49)

Produzi frutos dignos do arrependimento. (Lc 3, 8)

O machado já está posto à raiz das árvores; e toda a árvore que não produzir bom fruto será cortada e lançada ao fogo. (Lc 3,9)

Quem tiver duas túnicas, reparta-as com aquele que não tem, e quem tiver o que comer, faça o mesmo. (Lc 3, 11)

Replicou-lhe [ao demônio ou encardido] Jesus:
"Está escrito: Adorarás ao Senhor teu Deus e só a ele prestarás culto". (Lc 4, 8)

Replicou-lhe [ao encardido] Jesus:
"Está escrito: Não só de pão vive o homem". (Lc 4, 4)

Jesus, porém, disse a Simeão:
"Não tenhas medo! Doravante serás pescador de homens".
(Lc 5,10)


"Pois bem! Para que saibais que o Filho do Homem tem o poder de perdoar pecados na terra, eu te ordeno" - [Cristo] disse ao paralítico - "levanta-te, toma tua maca e vai para tua casa".
(Lc 5, 24)


Jesus, porém, tomando a palavra, disse-lhes:
"Os sãos não têm necessidade de médico e sim os doentes.
Não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento". (Lc 5, 31-32)

Vendo-lhes a fé, ele [Cristo] disse:
"Homem, teus pecados estão perdoados". (Lc 5, 20)

Erguendo então os olhos para os seus discípulos, [Jesus] dizia:
"Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.
Felizes vós, que agora tendes fome,
porque sereis saciados.
Felizes vós, que agora chorais,
porque haveis de rir.
Felizes sereis quando os homens vos odiarem,
quando vos rejeitarem, insultarem e proscreverem vosso nome como infame,
por causa do Filho do Homem.
Alegrai-vos naquele dia e exultai,
porque no céu será grande a vossa recompensa;
pois do mesmo modo seus pais tratavam os profetas". (Lc 6, 20-23)

Dai e vos será dado;
será derramada no vosso regaço uma boa medida,
calcada, sacudida, transbordante,
pois com a medida com que medirdes sereis medidos também.
(Lc 6, 38)

Eu, porém, voz digo, a vós que me escutais:
Amai os vossos inimigos,
fazei o bem aos que vos odeiam,
bendizei os que vos amaldiçoam,
orai por aqueles que vos difamam.

A quem te ferir numa face, oferece a outra;
a quem te arrebatar o manto, não recuses a túnica.
Dá a quem te pedir
e não reclames de quem tomar o que é teu.
Como quereis que os outros vos façam,
fazei também a eles. (Lc 6, 27-31)

amai vossos inimigos,
fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca.
(Lc 6, 35)

Sede misericordiosos como o vosso pai é misericordioso.
Não julgueis, para não serdes julgados;
não condeneis, para não serdes condenados;
perdoai e vos será perdoado. (Lc 6, 36-37)

E toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía uma força que a todos curava. (Lc 6, 19)

Não existe discípulo superior ao mestre;
todo o discípulo perfeito deverá ser como o mestre. (Lc 6, 40)


O homem bom, do bom tesouro do coração tira o que é bom,
mas o mau, de seu mal tira o que é mau;
porque a boca fala daquilo de que está cheio o coração.
(Lc 6, 45)

Se alguém vem a mim, escuta minhas palavras e põe em prática (...)
assemelha-se ao homem que, ao construir uma casa,
cavou, aprofundou e lançou o alicerce sobre a rocha.
Veio a enchente, a torrente deu contra essa casa, mas não a pôde abalar,
porque estava bem construída. (Lc 6, 47-48)

Eu [Cristo] te digo, seus numerosos pecados lhe são perdoados, porque ela [a Mulher Pecadora] demonstrou muito amor.
(Lc 7, 47)


Ele [Jesus], porém, disse à mulher [pecadora]:
"Tua fé te salvou; vai em paz". (Lc 7, 50)

A [semente] que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança.
(Lc 8, 15)


Mas ele [Jesus] respondeu:
"Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática". (Lc 8,21)

Não temas, crê somente, e ela [a filha única de 12 anos do chefe da sinagoga, Jairo] será salva. (Lc 8, 50)

Pois quem se envergonhar de mim e de minhas palavras,
o Filho do Homem dele se envergonhará,
quando vier em sua glória e na do Pai e dos santos anjos.
(Lc 9,26)

Dizia ele [Cristo] a todos:
"Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo,
tome sua cruz cada dia e siga-me". (Lc 9,23)

Jesus, porém, lhe disse [ao apóstolo João]:
"Não o impeçais [um homem que expelia demônios em nome de Cristo], pois quem não é contra vós está a vosso favor".
(Lc 9,50)


Ele [Jesus] replicou:
"E vós quem dizeis que eu sou?"
Pedro então respondeu: "O Cristo de Deus". (Lc 9,20)

Com efeito, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se se perder ou arruinar a si mesmo? (Lc 9,25)

Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. (Lc 10, 5-6)

Ele [um doutor da lei], então, respondeu:
"Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo". Jesus disse: "Respondeste corretamente; faze isso e viverás". (Lc 10, 27-28)

"Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?" Respondeu o doutor [da lei]: "Aquele que usou de misericórdia para com ele". Então Jesus lhe disse: "Vai e faze tu o mesmo". (Lc 10, 36-37)

Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, e quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (Lc 10, 22)

Marta, Marta, tu te inquietas e te agitas por muitas coisas;
no entanto, pouca coisa é necessária, até mesmo uma só!
(Lc 10, 41-42)


Saúde e Paz!!

Imagem: Ada Gospels - São Lucas, atribuída a Meister der Ada-Gruppe, ano de 800, extraída de The Yorck Project 10.000 Meisterwerke der Malerei

~Ana Paula~A Católica
Licença Creative Commons
Atribuição: Ana Paula Camargo (acatolica.blogspot.com).
Este trabalho está protegido
por uma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
Clique no Link para conhecê-la.